Saiba como cuidar da saúde de cachorros e gatos durante o verão

Saiba como cuidar da saúde de cachorros e gatos durante o verão

Com a proximidade do verão, muita gente se preocupa com o bem-estar dos animais de estimação. Assim como as pessoas, os bichinhos também precisam se adaptar ao calor e à umidade e merecem atenção redobrada.

A veterinária Thânia Agria Roncon conta que hipertermia, infestação de pulgas e carrapatos, picadas de mosquitos e pernilongos, viroses e até câncer de pele são problemas que acometem os animais nesta época do ano.

Segundo ela, cães e gatos não transpiram como nós e mantêm a temperatura corporal por meio da respiração. “Sob calor intenso ou estresse, podem não ter condições de perder calor e entram em um processo de hipertermia”.

Nesta situação, o pet se mostra muito ofegante e a temperatura corpórea pode atingir até 42°C, provocando vômitos e paradas cardíacas.

Foi assim que a desempregada Rosiane Cardoso perdeu seu amigo de quatro patas Raji. Ele foi tomar banho em um pet shop em fevereiro de 2014 e nunca mais voltou pra sua dona por causa de hipertermia. Por este motivo, ela aumentou os cuidados com o bernese Zeus, de 3 anos, e a golden retriever Lana, de 1 ano e 7 meses.

“Eles são muito peludos e sempre sofrem no verão. O banho ocorre uma vez por semana, em casa mesmo. Já os passeios, só à noite para não queimar as patinhas”.

Pra dar uma refrescada no vira-lata Goddard, de 9 anos, a estudante Sara Hoffmann oferece muita água filtrada gelada com pedras de gelo e tenta deixar a casa arejada para ele.

“Mesmo com pelagem curta, o Goddard fica bem ofegante e desanimado às vezes. Ele tem um ventilador especial só pra ele”.

Comportamento

Segundo a veterinária especializada em comportamento animal Flávia Vallejo, é normal que pets fiquem mais amuados e sem vontade de comer ou passear, no caso dos cães.

“O lazer fica prejudicado nesta época. Recomendo que os proprietários não parem com os passeios, pois é uma atividade física e mental muito importante para os cachorros, pois reduz o risco de estresse e depressão”.

csm_Capturar2_01_5d0a7d7da8 Saiba como cuidar da saúde de cachorros e gatos durante o verão Dicas Notícias Prevenções

 Fonte: A Tribuna

Deixe seu comentário

- 5 = 4