Inseticidas caseiros: perigo eminente!

Inseticidas caseiros: perigo eminente!

dedetizacao-insetan-inseticidas- Inseticidas caseiros: perigo eminente! Dicas


Quando falamos em pragas urbanas, que infestam nossa casa, o uso do inseticida (encontrado em qualquer supermercado hoje em dia) parece ser a solução fácil e definitiva.

Porém, o que a maioria não sabe é que esses produtos, quando mal utilizados, podem até causar problemas para a saúde.

Na verdade, os produtos até solucionam em alguns casos os problemas com mosquitos e outras pragas urbanas , mas todo o cuidado é pouco. Segundo pesquisas norte-americanas, em todo mundo, mais de 80% das casas possuem ou utilizam algum tipo de inseticida caseiro

Os inseticidas domésticos possuem três tipos químicos: piretróide, os carbamatos e os organo-fosforados.

Piretroides

No primeiro caso, os piretróides (os mais comuns no mercado), o grau de toxicidade é bem pequeno. Ele afeta mais as pessoas alérgicas. Mesmo assim a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mantém controle do uso do inseticida em alimentos e na venda comercial.

Em casos de quadro alérgico, a pessoa não deve permanecer no ambiente no momento da aplicação e seu retorno ao local deve ocorrer após 24 horas do produto aplicado, segundo Viviane Alves de Avelar, bióloga responsável técnica da Insetan.

No mercado já existem inseticidas com um odor reduzido, mas, segundo especialistas em toxicologia, isso não significa que os mesmos sejam mais inofensivos à saúde. As mesmas substâncias ainda estão presentes e os mesmos princípios ativos também.

Os carbamatos e os organo-fosforados

Os carbamatos e organo-fosforados são mais nocivos, já que são os mesmos usados na agricultura, mesmo assim ainda é possível encontrá-los a venda. A inalação desses tipos de inseticidas pode causar aumento da secreção nasal, lacrimejação, cólicas, diarréia, tremores e convulsões

Em caso de inalação ou exposição a pele procure um médico o mais rápido possível e leve a embalagem intacta até o hospital. Na embalagem, normalmente, estão especificadas quais as substâncias e o tipo de tratamento indicado.

Mais informações

Para saber mais ligue para o disque-intoxicação, o número é 0800 722 6001. No site Toxicologia você encontra mais informações técnicas sobre os inseticidas além de algumas marcas conhecidas e seus componentes

1 comment:

  1. Jose Roberto

    Lamento que os fabricantes de inseticidas caseiros, divulguem seus produtos como se não fizesse mal nenhum a saúde, e ainda diz que mata somente os insetos. Pura mentira só aqui no Brasil mesmo!!!!!
    Compramos um inseticida da SBP que borrifava seu veneno por regulagem de tempo. O resultado foi toda minha família começou a aparecer com dores de cabeça , renite , tonturas, mal estar e outras coisas….etc….. Descobrimos que foi devido ao uso do SBP , que dizia só matar os insetos. Comecei a pesquisar profundamente sobre estes componentes venenosos.

    Posso dar um conselho? Louco e idiota quem usa isto dentro de casa.
    Hoje em dia usamos folhas da planta Citronela com álcool e seu efeito é fantástico.
    Até na casa em uma fazenda, que estive onde estava infestado de pernilongo quando apliquei dentro de casa, a redução no outro dia foi de quase 97% do sumiço dos pernilongos! Quem quiser se intoxicar ou ter uma Leucemia que continue usando inseticidas com veneno. Se não fizesse mal não teria as normas de perigo no rotulo da embalagem!
    Abraços Jose Roberto

    Reply

Deixe seu comentário

6 + 1 =