Formigas na cozinha? Saiba mais sobre elas

Formigas na cozinha? Saiba mais sobre elas

Quem nunca se deparou com um montinho de formigas na pia da cozinha, saindo daquele buraquinho do rejunte do azulejo ou invadindo o bolo que você esqueceu aberto que jogue a primeira pedra. Essas são as formigas andarilhas, uma espécie que aparece a qualquer hora do dia para beliscar aquele farelo de pão que, por acidente, caiu ou que ficou esquecido no canto da pia. Mas como elas entram dentro de casa? E como fazer para que esta visita indesejada vá embora? É sobre isso que trataremos neste post.

Como a maioria das pragas urbanas, as formigas andarilhas entram em nossas casas sem nenhuma cerimônia e os culpados por isso, somos nós mesmos. A bióloga Viviane Alves de Avelar explica que não existem barreiras para que estes bichinhos entrem em casa em busca de comida. “Elas podem entrar em casa em sacos de papel que vêm de supermercados, em caixas, em nossos sapatos, etc”, acrescenta.

Prevenir este tipo de praga não é uma tarefa fácil. No entanto, a bióloga explica que a mudança de simples hábitos que temos pode contribuir muito para que muitas espécies de formigas não nos incomodem mais. “Existem espécies que gostam de buscar alimentos em locais extremamente limpos, além disso, podem se deslocar com grande facilidade e chegarem a locais muito distantes do alojamento delas”, adverte.

Para ela, uma boa forma de se evitar alguns tipos de formigas é banir totalmente a prática dos lanchinhos ou refeições na sala de estar, ou na mesa de trabalho. Isso vai proteger seu teclado e outros equipamentos eletrônicos das migalhas de pão e biscoitos, que são fonte de alimento para as formigas. Outra dica é deixar a cozinha sempre limpa, colocando restos de alimentos e qualquer outro tipo de lixo em recipientes adequados.

A bióloga aponta que a forma mais eficaz de se acabar com uma infestação de formigas é conhecer a espécie e utilizar os recursos adequados. “A melhor opção é chamar um especialista que vai observar a atividade dos animais, identificar o local dos ninhos e aplicar o método mais eficaz para se acabar com esse problema”, esclarece.

Mesmo pequenas e aparentemente inofensivas, as formigas oferecem risco à saúde e podem ser tão sujas quanto uma barata, outro tipo de praga que aborrece muita gente.

Deixe seu comentário

- 6 = 1