Predadores naturais de ratos, os gatos podem ser infectados por doenças e as transmitirem para seus donos

Predadores naturais de ratos, os gatos podem ser infectados por doenças e as transmitirem para seus donos

Os gatos adoram caçar e possuem instintos muito refinados que envolvem todo planejamento da perseguição e a hora perfeita para atacar suas presas.

Guiados por seus instintos, cedo ou tarde seu gato de estimação pode aparecer em casa todo orgulhoso mostrando sua caça como um troféu. E é justamente aí que está o perigo. Isso porque é bastante provável que esses ratos estejam carregados com substâncias nocivas.

Segundo a médica veterinária Ana Paula Silva Oliveira, o contato com esses animais pode transmitir doenças graves como a toxoplasmose e a leptospirose, que passa dos roedores para os felinos e pode, ainda, ser transmitido para os seres humanos.

Boris, o gato da foto, foi infectado duas vezes por toxoplasmose. Sua dona relata ao site americano thenest que, com frequência, ele levava para casa os ratos que caçava na rua. A doença progrediu e provocou uma Uveíte, doença inflamatória que afeta algumas estruturas internas do olho.

Como se não bastasse o pobre felino teve um glaucoma, por causa da falta de tratamento específico. Hoje em dia, Boris não sai mais de casa e, por causa de todas essas doenças, ele não consegue enxergar como antes.

Embora a maioria dos gatos possa contrair a toxoplasmose em um momento ou outro da vida, a reação usual é leve. No entanto, a experiência de Boris evidencia os riscos que animais de estimação são expostos ao contraírem essas doenças. A veterinária ressalta que, tanto a toxoplasmose quanto a leptospirose podem ser transmitidas aos seres humanos também. “Se contaminados, os gatos e outros animais de estimação também podem passar a enfermidade para o dono. A transmissão pode ser feita por meio de mordidas”, alerta.

Se você busca uma forma de eliminar de vez os ratos de casa, talvez possa utilizar outras técnicas, uma vez que gatos não são a forma mais eficaz de se livrar desses roedores, como explica a bióloga especialista em pragas urbanas, Viviane Avelar. “Não existem garantias de que o gato capture todos os ratos do ambiente. Uma empresa especializada vai tomar os cuidados necessários e utilizar os produtos apropriados para o controle da praga”, avalia.

Deixe seu comentário

71 - 66 =