Tipos de madeira que são menos suscetíveis ao ataque de cupins

Tipos de madeira que são menos suscetíveis ao ataque de cupins

Eis que, de repente, um sinalzinho na porta do banheiro, ou no armário do quarto, levanta algumas suspeitas. “O que seria este pozinho aqui, hein?” ou ainda “quem será que fez esses tubos com terra aqui?”. A resposta para as duas perguntas é clara. São os cupins. Estes insetos podem causar prejuízos enormes, como já tratamos em outros posts aqui no Blog da Insetan.

___________

Leia:

Cupins podem causar grandes prejuízos

___________

Mas qual a madeira devo escolher quando for construir a estrutura de uma casa ou encomendar móveis sob medida para o lar? Quais madeiras são mais resistentes ao ataque desta praga urbana?

Algumas madeiras de lei, como a  Peroba-do-campo, o ipê, o pau-ferro, a imbuia, a peroba-rosa, o jacarandá, a copaíba, e outras. Estas são resistentes devido a sua alta densidade, outras devido a presença de resinas repelentes aos cupins e devem ser escolhidas de acordo com a finalidade e as condições ambientais do local de destino.

No Brasil, são três as principais espécies de cupins que causam mais prejuízos: o cupim de madeira seca ou Cryptotermes brevis; o cupim subterrâneo ou Coptotermes gestroi e o cupim arbóreo ou Nasutitermes spp. Das três, prevalentes em nosso meio urbano a mais agressiva e a que causa prejuízos enormes é o cupim subterrâneo ou. Ele também é conhecido como cupim de solo, cupim de alvenaria e cupim de concreto.

Em caso de infestações de cupins subterrâneo em móveis de casa, não é uma boa ideia se desfazer das peças de madeira, pois estes insetos continuarão no ambiente e, em pouco tempo, estarão infestando outras partes da casa. A melhor solução é o tratamento feito por profissionais treinados que utilizam equipamentos e produtos registrados, autorizados e específicos para a espécie de cupim infestante no local a ser tratado.

__________

Leia mais:

O combate aos cupins subterrâneos com o Sistema Sentricon®

Formigas ou Cupins, como evitá-los?

Tem cupim na minha casa nova?

Usei um produto para acabar com os cupins que deixou um cheiro forte no ambiente, como acabar com o odor (Pergunte ao especialista)

O que preciso fazer para realizar o procedimento de controle de cupins com qualidade? (Pergunte ao especialista)

Como acabar com a infestação de cupins

Como acabar com os cupins subterrâneos

Deixe seu comentário

+ 73 = 76