OLHOS ATENTOS PORQUE OS CUPINS VÊM AÍ!

OLHOS ATENTOS PORQUE OS CUPINS VÊM AÍ!

Quando o tempo esquenta, as revoadas de insetos chamam a nossa atenção. Especialmente durante as noites da primavera e do verão brasileiro (sobretudo entre os meses de outubro e março, em que temos calor e alta umidade), podemos perceber as revoadas de cupins nas luzes e holofotes. As chamadas aleluias (que são cupins alados), saem de suas colônias originais para buscarem parceiros para o acasalamento e partem para a formação de uma nova colônia.

Então quer dizer que cada dupla de ‘aleluias’ que sobrevoa as lâmpadas vai dar origem a um novo cupinzeiro? Na teoria, sim, mas nada de pânico, nem todas as colônias ‘vingam’. Mesmo assim, a população aumenta consideravelmente nesta época do ano.

Os prejuízos que esta praga urbana consegue causar são muito grandes e o combate não é nada fácil de ser feito sem ajuda profissional. Por isso, quando falamos em cupins, devemos estar sempre alertas. Eles se alimentam de celulose, ou seja, onde tem madeira, tem um potencial ponto de infestação.

Dicas para identificar e evitar os cupins

Evitar que os cupins entrem em casa é uma alternativa eficiente para evitar problemas futuros, e isso deve ser feito o quanto antes, quando os insetos ainda estão em sua forma alada. Como? Através de barreiras. O uso de telas em janelas pode ser uma arma eficiente para não permitir a entrada de cupins e outros insetos.

Para vencer um inimigo, é necessário conhecer com quem você está lutando, e os hábitos dos cupins são bem peculiares. Com isso, o combate se complica e ajuda profissional é sempre recomendada. Eles são insetos sociais, que se organizam em castas bem definidas.

[leia mais sobre o comportamento dos cupins no Blog da Insetan]

Ajuda profissional para o combate aos cupins

Apesar de existirem inseticidas comerciais que prometem a eliminação dos cupins por conta própria, estes produtos apenas resolvem o problema que está aparente. Ou seja, o veneno só vai exterminar os indivíduos que você consegue ver, os demais que estão na colônia continuarão a se alimentar daquela madeira. Para resolver o problema, é recomendado procurar ajuda profissional.

 

Leia mais:

Qual tipo de madeira é menos suscetível ao ataque de cupins

O combate aos cupins subterrâneos com o Sistema Sentricon®

Formigas ou Cupins, como evitá-los?

Tem cupim na minha casa nova?

Usei um produto para acabar com os cupins que deixou um cheiro forte no ambiente, como acabar com o odor (Pergunte ao especialista)

O que preciso fazer para realizar o procedimento de controle de cupins com qualidade? (Pergunte ao especialista)

Como acabar com a infestação de cupins

Como acabar com os cupins subterrâneos

Deixe seu comentário

- 2 = 3