Cupins: uma das pragas urbanas mais temidas na sociedade moderna

Cupins: uma das pragas urbanas mais temidas na sociedade moderna

Cupins_uma_das_pragas_urbanas_mais_temidas_na_sociedade_moderna Cupins: uma das pragas urbanas mais temidas na sociedade moderna Descupinização

Cupins são pragas urbanas que podem causar grandes prejuízos financeiros. Eles são considerados, por alguns especialistas, umas das piores pragas para a sociedade moderna. Uma infestação de cupins em um estágio avançado pode depreciar imóveis e comprometer as estruturas suportadas por madeiras.

Apesar de aparentar fragilidade física, os cupins possuem uma extraordinária organização social. A “sociedade dos cupins” é considerada uma das mais inteligentes (entre as pragas urbanas) e é temida por possuir uma grande capacidade de destruição dos materiais à base de celulose.

Cupins são silenciosos e a infestação desses insetos, na maior parte das vezes, só é percebida quando o ataque já causou grandes prejuízos. No caso dos cupins de solo, a infestação é ainda mais difícil de perceber.

Para chegar até o seu alimento, os cupins de solo são capazes de danificar materiais, como metal, plástico, plantas, cimento, couro, isopor, papel, tijolos, cabos elétricos e de telefone. Assim, também destroem pisos, paredes, lajes impermeabilizadas e podem desgastar o concreto, aproveitando-se das fissuras e falhas já existentes entre o concreto e os demais componentes do edifício.

Já os cupins de madeira seca costumam construir seus ninhos nos móveis de madeira e se alimentar desses móveis. Mesmo com o ataque dessa espécie de cupins as superfícies dos móveis continuam intactas, o que dificulta a identificação de uma possível infestação.

O pó que vemos nos móveis são grânulos fecais e os buraquinhos nas peças são as passagens entre as galerias da colônia. Esta espécie também pode destruir livros, sapatos, malas, roupas, cobertores, documentos, especialmente quando estes não são manuseados por um longo período.

Deixe seu comentário

- 2 = 1