Urina e fezes de ratos nas roupas. O que fazer?

Urina e fezes de ratos nas roupas. O que fazer?

A urina e as fezes de ratos e ratazanas apresentam grave perigo para a saúde do ser humano e animais domésticos. Por isso, além de desagradável, tê-las em casa é um risco constante. Os ratos e as ratazanas podem carregar micro-organismos causadores de enfermidades como Hantavirose (vírus do gênero hantavírus eliminados nas fezes, urina e saliva de roedores) e Leptospirose (bactérias existentes nos rins e liberadas através da urina). Portanto, saber como lidar com essas pragas e mantê-las longe da sua casa, é uma questão de responsabilidade.

 

Por vezes, os roedores, perambulando pela casa em busca de comida e de um local quente, instalam-se em lugares onde causam, além de bastante espanto, muita sujeira e um sério perigo para nosso bem-estar. Uma vez nos armários e guarda-roupas, as chances de ter as roupas contaminadas por fezes e urina dos ratos é grande. Mais do que isso, é preocupante.

Se você sofre com o problema de dejetos de ratos e ratazanas nas roupas, saiba que não é necessário descartá-las. Utilizando as medidas e os cuidados certos na hora da higienização, os perigos à saúde podem ser eliminados. A técnica responsável da Insetan, Viviane Avelar, recomenda que, para se fazer uma limpeza eficaz, ela deve ser completa. Para começar, a máquina de lavar precisa passar por um processo de descontaminação antes de ser utilizada.

 

Na hora de lavar as roupas, primeiramente, retire as fezes e submeta-as a um ciclo de lavagem comum. Em seguida, realize uma higienização com algum produto de alto teor bactericida do tipo Lysoform e finalize com mais uma lavagem convencional. Quando as roupas já estiverem secas, passe-as com o ferro em temperatura bem alta.

 

Avelar também alerta para a importância de manter o guarda-roupas livre de ratos e ratazanas para evitar outras contaminações. Por isso, contrate um serviço de dedetização confiável e com técnicos qualificados para eliminar pragas e focos de infestações.

 

 

Foto: Pexels.

6 comments:

  1. Milena

    Não há outra forma de desinfectar a roupa a não ser usando lysoform?
    Pq já procurei e não encontrei esse produto.

    Reply
    1. rodrigo

      Você pode substituir por algum produto de alto teor bactericida. Esse produto você encontra em grandes supermercados na parte de produtos de limpeza.

      Reply
  2. rafaela raiza

    ENCONTREI RATOS MORTOS NOS MEUS CALÇADOS TENHO SAPATOS DE CAMURÇA E COURO COMO DEVO DESINFECTAR ELES? OU TENHO QUE DESCARTA-LOS?

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Rafaela,

      Recomendo que faça três higienizaçãoes nos calçados:

      – Primeira higienização com produtos convencionais de limpeza

      – Segunda higienização com produto com alto teor bactericida tipo Lysofórmio

      – Terceira higienização com produtos convencionais de limpeza

      Deixe-os secar, de forma efetiva, expostos ao sol para então utiliza-los.

      Reply
  3. ANDRESa Rodrigues

    Boa noite… estou bem preocupada pois acredito ter tido contato com urina de rato.

    A mais de um ano não utilizava BOTAS de chuva e hoje quando fui PEGA-Las (com pressa) estavam sujas por dentro… bati e usei elas… ao retirar senti cheiro de xixi de rato (pois já tive um ramister de estimação)
    Fui olhar a sujeira e são fezes…
    Como devo limpar a bota?
    Devo colocar fora?

    Quanto a mim terei que Ter bastante fé para não ser INFECTADA

    Reply
    1. Dedetização Insetan

      Andresa,

      Para higienização do calçado recomendo que você realize em 3 etapas:

      – Faça uma higienização convencional, com produtos de limpeza

      – Faça uma segunda higienização utilizando um produto com alto teor bactericida (tipo Lysofórmio)

      – Faça uma terceira higienização com produtos convencionais de limpeza.

      Deixe o calçado secar de forma ativa e efetiva para então reutilizar.

      Quanto ao risco de contaminação dérmica ela é considerada significativa quando há ocorrência de alguma ruptura na pele (corte, perfuração, erupção).

      Reply

Deixe seu comentário

+ 56 = 61