Formigas formam jangada para sobreviver a inundações

Formigas formam jangada para sobreviver a inundações

Formigas_formam_jangada_para_sobreviver_a_inundacoes1 Formigas formam jangada para sobreviver a inundações Dedetização

“Jangada” de formigas

No blog da dedetizadora Insetan já falamos sobre a capacidade de organização das formigas. Nos textos “O mundo das formigas“ e “Pesquisa descreve processo de invasão das formigas lava-pés no mundo” é possível termos uma boa idéia da capacidade desta praga urbana em se organizar. Pesquisa realizada recentemente constatou que as formigas podem se organizar e formar uma jangada para sobreviver a inundações.

O estudo, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia, em Atlanta (EUA), publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, comprovou que as formigas de fogo (Solenopsis invicta) podem se unir para formar uma plataforma resistente à água. Essa espécie de formiga se agrupa de forma a criar uma espécie de jangada para se deslocar e se salvar de inundações.

A equipe liderada pelo pesquisador David Hu colocou grupos de 500 a oito mil formigas em um recipiente com água para observar a capacidade de sobrevivência destas pragas urbanas, que, em pouquíssimo tempo, se agruparam e formaram um tipo de embarcação. Na jangada das formigas, parte da colônia formava uma “camada” que ficava submersa na água e a outra parte ficava suspensa.

Conforme os autores do estudo, a formação de ar debaixo da “jangada” aumentava a capacidade de flutuação e evitava que a camada de formigas submersas se afogasse. A pesquisa também comprovou que as formigas se uniam através de suas mandíbulas e pinças.

Durantes os testes, os pesquisadores eliminaram algumas formigas, uma a uma da superfície da “jangada”. Com isso, as formigas do fundo moveram-se para manter a espessura média da embarcação. Conforme os pesquisadores da equipe do doutor Hu, os insetos que ficavam embaixo da água podem ter a capacidade de detectar a quantidade de membros da colônia que estão na superfície.

1 comment:

  1. anne evellyn

    isso e fantastico

    Reply

Deixe seu comentário

64 + = 74