5 mitos sobre os insetos que são ensinados às crianças

5 mitos sobre os insetos que são ensinados às crianças

Desde muitos cedo, os insetos estão presentes em nossas vidas. Quando crianças, eles sempre aparecem em livros infantis, desenhos animados e histórias que escutamos de nossos pais. Infelizmente, nem sempre o que é retratado na ficção traz uma abordagem científica e muitas vezes o que é contado nas histórias não é verdade. Por isso, o portal americano about.education listou cinco dos mitos mais comuns ensinados às crianças sobre os insetos.

  • Abelhas coletam mel das flores.

Primeiramente, as flores não contêm mel. Elas têm néctar ( formado por 80% de água e açúcares complexos). As abelhas forrageiras são as responsáveis pela coleta do néctar das flores e armazenamento em uma espécie de “estomago especial” até que elas retornem para a colmeia. Lá, outras abelhas são responsáveis pela produção do alimento que sustentar o enxame. Elas convertem os açúcares complexos, presentes nos grânulos das flores, em açúcares simples. O néctar modificado é então colocado dentro de células do favo de mel, famosas pelo seu formato octogonal. Se o néctar não recebesse esse tratamento pelas abelhas e fosse deixado em seu estado natural, ele estragaria. Depois de deixar os favos de mel cheios, elas começam a bater as asas para que parte da água contida no néctar modificado evapore. O resultado? MEL!

  • Insetos tentam atacar pessoas.

As crianças, muitas vezes, têm medo de insetos pois acreditam que eles existem para machucá-las. Alguns insetos picam as pessoas é verdade, mas não é verdade que eles têm a intenção de machucar criancinhas inocentes. Muitos deles, tendem a atacar quando se sentem ameaçados. Outros, como os mosquitos, estão a procura de alimento.

  • Insetos não são animais.

Crianças pensam que animais são seres com pelo, penas ou escamas. Quando perguntadas a qual grupo os insetos pertencem, muitas delas não conseguem responder. Os insetos são realmente diferentes, mas é necessário que as crianças entendam que todos os artrópodes, que incluem insetos, aranhas, caranguejos e semelhantes, pertencem ao mesmo reino que nós: o reino animal.

  • Insetos pequenos com asas, são “bebês” que vão crescer e virar adultos.

Se um inseto têm asas, quer dizer que ele é um adulto! Não importa o quão pequeno ele seja. Uma vez que o inseto adquire asas, eles já atingiram a idade adulta.

  • Insetos cantam assim como nós cantamos (com a boca).

Se nos referimos aos sons que os insetos emitem para se defenderem ou para se acasalarem como músicas, então os insetos não podem emitir nenhum som da mesma maneira que nós fazemos. Isso porque eles não têm cordas vocais. Mesmo assim, eles podem produzir sons, mas utilizando diferentes partes do corpo. Grilos, gafanhotos, louva-deus esfregam as patas/asas traseiras, já as cigarras, comuns principalmente durante a Primavera e Verão, possuem um órgão especial com uma membrana que vibra, produzindo o ruído.

Deixe seu comentário

6 + 4 =