Baratas passearam pelas minhas panelas. E agora?

Baratas passearam pelas minhas panelas. E agora?

Para uma pergunta que pode gerar suposições um tanto complicadas, a resposta é simples: de modo geral, basta lavar com água e detergente as vasilhas e panelas onde baratas fincaram suas patinhas. Ainda que no imaginário do senso comum a barata seja apontada como um inseto que espalha sujeira, doenças e contamina irreversivelmente nossa casa, devemos desmistificar seu real poder de causar danos dentro da nossa cozinha. Não é porque uma barata andou sobre nossas panelas que esta deva ser descartada ou limpa com alguma receita mirabolantes.

 

Por outro lado, a barata não é necessariamente um inseto limpo, que não carrega consigo um número considerável de sujeira. Por isso, não é de todo exagero desejar uma limpeza mais profunda nessa situação. Para esses casos, a técnica responsável da Insetan, Viviane Avelar, tem algumas sugestões sobre como manusear as panelas que receberam aquela visitinha indesejada e até mesmo de como acabar com a festa das baratas.

 

Segundo Avelar, para apagar qualquer vestígio ou sujeira de alguma barata invasora em suas panelas, você pode higienizá-las seguindo três passos: o primeiro, é fazer a lavagem costumeira, com água e sabão. Depois, use algum produto bactericida tipo Lysoform ( produto de limpeza com efeito de desinfecção) e, por fim, faça novamente a lavagem com produtos comuns.

Após a terceira lavagem, encha a panela de água e deixe sobre fogo forte por alguns minutos. Para desinfetar demais utensílios, pode-se mergulhá-los, por cerca de 1 minuto, numa solução de água acrescida de água sanitária na proporção de 1 colher de sopa para cada litro de água.

A responsável técnica da Insetan também salienta a importância de contratar um serviço de dedetização para eliminar as baratas dos armários onde as panelas e utensílios estão guardados. Além das baratas, seus ovos podem estar entre os cantos e frestas de difícil acesso.  Tomar os devidos cuidados e deixar a sua cozinha nas mãos de profissionais que sabem lidar com tal tipo de infestação é o caminho mais fácil e eficaz para não permitir que as baratas morem na sua casa.

 

Foto: Pexels.

Deixe seu comentário

61 - 51 =