Você sabe como os insetos sobrevivem à chuva?

Você sabe como os insetos sobrevivem à chuva?

inseto-chuva Você sabe como os insetos sobrevivem à chuva? Curiosidades

Quando chega o período chuvoso, temos o costume de imaginar que iremos nos livrar definitivamente das pragas. Contudo, para frustração, o que acontece é o inverso: além de resistirem às chuvas, novos insetos aparecem nessa época. A equipe do Georgia Institute of Technology, na Georgia, Estados Unidos, filmou colisões entre insetos e gotas de chuva.

A filmagem demonstra que, em vez de se debater ou resistir às gotas de água, os insetos simplesmente “pegam carona” com as gotas. “Se você é pequeno, a chuva pode ser muito perigosa. Mas parece que esses mosquitos são tão pequenos que estão seguros”, afirma o líder da equipe de pesquisadores, David Hu.

chuva-inseto Você sabe como os insetos sobrevivem à chuva? Curiosidades

David Hu e sua equipe conseguiu filmar, após várias tentativas, até conseguirem atingir mosquitos voadores com gotas de água e então registrar o resultado. Cada gota de água tinha entre duas e 50 vezes o peso de um mosquito, o que deixou os cientistas surpresos. “Existe a filosofia de que se você não resiste à força do seu oponente, você não vai senti-la, é por isso que eles não sentem a força, simplesmente se unem à gota, (os dois) tornam-se um e viajam juntos”, Hu explicou.

O truque, para um mosquito, é que ele provoca pouquíssima ou praticamente nenhuma diminuição na velocidade da gota e absorve quase nada de sua energia. Mas para que o mosquito sobreviva à colisão com a gota, ele ainda tem que escapar do casulo de água antes dele se arrebente contra o chão, a mais de 32 km por hora. Isso não é tão difícil, uma vez que os pelos que cobrem seu corpo são impermeáveis à água. No final de tudo, todos os mosquitos estudados pela equipe americana conseguiram se separar da gota de água antes de ela atingir o solo.

Com informações: BBC

Deixe seu comentário

9 + 1 =