Se você tocar as asas de uma borboleta, ela morrerá?

Se você tocar as asas de uma borboleta, ela morrerá?

Imagine-se caminhando, pensando na vida, quando de repente grandes objetos duas vezes maiores que bolas de boliche começam a cair sobre você. Este é um pensamento assustador que as borboletas enfrentam sempre que chove.

Como você sabe, as borboletas são criaturas pequenas que pesam apenas 500 miligramas. Assim, diante da ameaça de chuvas com gotas que pesam 70 miligramas ou mais, suas vidas dependem de um bom abrigo (fonte: Raupp).

Você pode estar pensando que se gotas de chuva podem ferir uma borboleta, seus dedos também podem. Você está certo. Mas será verdadeira a famosa lenda que diz que a borboleta morre se você tocar suas asas? Não necessariamente – e desde que você não queira maltratar estas belas criaturas.

Pesquisadores do assunto têm apanhado e catalogado borboletas ao longo dos anos para rastrear o paradeiro delas. Estes cientistas e voluntários utilizam redes para capturar insetos voadores para depois, delicadamente, raspar uma pequena área para expor a membrana da asa. Depois eles adicionam uma pequena etiqueta na asa e libertam o inseto. Entre outras constatações, estes estudos revelaram muito sobre a migração das borboletas-monarcas.

As borboletas não somente sobrevivem a estes aparentemente “traumáticos encontros”, como também conseguem fugir ilesas de ataques de pássaros e de tempestades. Algumas conseguem até mesmo voar depois de ter um pequeno pedaço de sua asa despedaçada.

Apesar desta capacidade incrível de sobrevivência, as borboletas devem ser manuseadas com cuidado, ou melhor, nem devem ser tocadas.

 

Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/asas-de-borboleta.htm

Deixe seu comentário

73 - 69 =