Quanto tempo vive um mosquito?

Quanto tempo vive um mosquito?

Os mosquitos são aqueles insetos insuportáveis que cismam em rondar o ouvido enquanto as pessoas tentam dormir em uma noite de calor.

Apesar de muitas noites em claro na tentativa de matar estes animais, poucas pessoas conhecem seu ciclo de vida e os motivos deste inseto ser atraído pelos humanos. Portanto, confira a seguir.

O ciclo de vida do mosquito

A duração de sua vida depende de alguns fatores como a umidade, a temperatura, o sexo e a época do ano. Os machos vivem aproximadamente uma semana enquanto as fêmeas duram até um mês.

O mosquito passa por quatro etapas:

Ovo

A fêmea bota os ovos durante a noite na água, eles permanecem flutuando durante 48h e se tornam larvas.

Larva

quanto_tempo_vivem_os_mosquitos1 Quanto tempo vive um mosquito? Curiosidades Dedetização Desinsetização Dicas Fotografia Pragas Prevenções tecnologia de controle de pragas

As larvas vivem na água e respiram graças a uma espécie de tubo ligado à superfície, chamado de sifão. Elas mudam de pele até torná-la quatro vezes maior que seu tamanho original e se alimentam de microorganismos e de matérias orgânicas da água. São vulneráveis a temperaturas baixas pois possuem o sangue frio. Este processo dura uma semana.

Pupa

A pupa não se alimenta, só repousa. É o ultimo estágio antes do mosquito se tornar adulto e este processo dura aproximadamente dois dias. Após este tempo, a pupa se abre e o mosquito “nasce”. Durante esta etapa, o mosquito tem um corpo curto e curvado, com uma grande cabeça e nadadeiras.

Mosquito adulto

O adulto descansa por um tempo na superfície da água para se secar e enrijecer as asas. Os mosquitos possuem dois olhos enormes, seis patas, duas asas e um tórax.

Por que os mosquitos picam?

Existem mais de 2500 espécies diferentes de mosquitos no mundo inteiro. Entretanto todas precisam de água para completar seu ciclo de vida. O tipo de água em que a larva é gerada provavelmente determinará o tipo de mosquito.

quanto_tempo_vivem_os_mosquitos2 Quanto tempo vive um mosquito? Curiosidades Dedetização Desinsetização Dicas Fotografia Pragas Prevenções tecnologia de controle de pragas

Apenas as fêmeas adultas picam os humanos e animais, enquanto os machos se alimentam de nutrientes de vegetais. Isso se deve à necessidade de sangue para poder gerar os ovos, do contrário, poderá morrer sem botar. A busca pelo sangue é realizada na noite durante duas horas. É o dióxido de carbono que exalamos e o ácido láctico no nosso suor que atraem os mosquitos. Para nos picar, as fêmeas usam uma tromba dentada e também injetam um anticoagulante e um analgésico, cujo efeito dura pouco tempo.

Infelizmente, as fêmeas que nos picam são as que mais vivem e se estima que estes insetos estão no nosso planeta mais de 200 milhões de anos.

 

Fonte: http://www.vix.com/pt/bbr/156/quanto-tempo-vive-um-mosquito

Deixe seu comentário

+ 45 = 54