Os insetos, as folhas das árvores e o outono

Os insetos, as folhas das árvores e o outono

As palavras do título desse artigo têm muito mais ligação entre si do que parece à primeira vista. Ok, a relação entre árvores e outono é óbvia: nessa estação do ano as folhas, naturalmente verdes, vão mudando de cor até caírem. Mas e os insetos, onde entram nessa história?

A alteração das cores e a queda das folhas das árvores não é um processo simples. Só que no meio de tantas hipóteses, levantou-se uma muito interessante: a relação das cores das folhas com a reprodução dos insetos.

De acordo com os autores do blog Discutindo Ecologia o outono é a estação em que os insetos afídeos (espécie a qual pertencem muitas pragas de jardim e agricultura) depositam seus ovos nas folhas. É aí que a sabedoria da natureza se faz presente: a cor vermelha da folhagem é como um sinal de que baixa qualidade nutricional, o que levaria os insetos a procurarem as árvores de folhas verdes. O próprio blog afirma que essa hipótese é recente e necessita de mais estudos para comprová-la; ainda assim divulgam dados muito interessantes para ajudar no entendimento dessa linha de pesquisa. Clique aqui para ver esses dados.

inseto_folha_shutterstock Os insetos, as folhas das árvores e o outono Curiosidades

Deixe seu comentário

56 - = 50