O uso de produtos domissanitários é obrigatório no controle de pragas urbanas. Entenda mais sobre eles.

O uso de produtos domissanitários é obrigatório no controle de pragas urbanas. Entenda mais sobre eles.

Quando falamos no tratamento de ambientes e no Controle Integrado de Pragas Urbanas, ouvimos muito falar em produtos químicos domissanitários.

Estes produtos são as substâncias que devem ser usadas para higienização e desinfecção domiciliar. Não importa se o trabalho está sendo realizado em ambientes coletivos, públicos ou em lugares de uso comum. Não significa, porém, que todos os produtos chamados de domissanitários sejam de uso doméstico.  A utilização destes produtos é obrigatória no Controle de Pragas Urbanas.

Existem alguns saneantes domissanitários, como os detergentes, alvejantes, amaciante de tecido, ceras, limpa móveis, limpa vidros, polidores de sapatos, removedores, sabões, desinfetantes, produtos para tratamento de água para piscina, água sanitária, inseticidas, raticidas, repelentes, dentre outros que podem ser comprados pela população em geral (uso domiciliar). Outros, no entanto, podem apenas ser utilizados por profissionais treinados (uso institucional e uso profissional).

Isso porque muitos destes produtos podem causar acidentes e danos à saúde das pessoas e animais apresentando diversos graus de toxidade. Para o controle de pragas são utilizados os desinfetantes domissanitários, como raticidas, inseticidas, repelentes, etc. (RDC 326/05)*.

Segundo as Normas Técnicas para empresas prestadoras de serviços em Controle de Vetores e Urbanas, da Vigilância Sanitária, “o serviço de controle de vetores e pragas envolvendo a utilização desinfetantes domissanitários de uso profissional, somente poderá ser executado por entidades especializadas devidamente licenciadas junto a Autoridade Sanitária do Estado ou Município.”

canstockphoto10871379-300x180 O uso de produtos domissanitários é obrigatório no controle de pragas urbanas. Entenda mais sobre eles. Curiosidades
A Fundação PROCON SP recomenda que não se troque os produtos de recipientes e não misture produtos.

Cuidados com os produtos domissanitários autorizados para uso doméstico

A Fundação PROCON SP, recomenda tomar alguns cuidados ao adquirir e conservar produtos domissanitários.

É necessário verificar as informações do rótulo dos produtos como datas de fabricação, validade e número do lote, registro no Ministério da Saúde, quantidade, composição, técnico responsável, dados do fabricante. Além disso, verifique o princípio ativo usado no produto (principalmente no caso de inseticidas).

Os rótulos devem ter ainda o modo de usar, instruções para armazenamento/conservação e providências no caso de acidente (inalação ou ingestão acidental, contato com os olhos e mucosas, etc.);

Nunca compre esse tipo de produto de ambulantes. Produtos não registrados no Ministério da Saúde apresentam riscos à segurança das pessoas.

Sempre guarde estes produtos em locais secos, uma vez que a umidade pode enferrujar recipientes metálicos, longe do alcance de crianças (frascos coloridos chamam a atenção e podem levar a criança a querer ingerir o produto), longe da luz, calor ou aparelhos elétricos (alguns produtos são fotossensíveis e perdem a eficácia se expostos ao sol; outros são inflamáveis e sua exposição ao calor ou faíscas elétricas pode causar risco de incêndio ou explosão).

Em caso de acidentes, leve a vítima e a embalagem do produto causador do problema imediatamente ao pronto socorro mais próximo, para que sejam tomadas as providências necessárias. Não ministre nada à vítima, salvo em caso de orientação médica.

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES PARA ABERTURA DA EMBALAGEM E USO DO PRODUTO, OBSERVANDO OS CUIDADOS NA MANIPULAÇÃO, COMO POR EXEMPLO, INDICAÇÃO DO USO DE LUVAS.

Leia mais no Blog da Insetan
Palavra de Especialista Como acabar com o odor de um produto que utilizei para acabar com cupins
Palavra de Especialista: Repelente Sísmico é eficiente no combate à escorpiões?
Programa de Qualidade Bayer

Com informações de Procon SP e especialistas da Insetan

Deixe seu comentário

47 + = 52