Insetos são tão antigos quanto os dinossauros

Insetos são tão antigos quanto os dinossauros

Pesquisa mostra que os insetos podem ter se originado ao mesmo tempo que as primeiras plantas terrestres, há cerca de 480 milhões de anos.


Pouca gente sabe, mas os insetos são uns dos seres mais antigos que habitam nosso planeta. Um dos fósseis mais antigos já encontrados é o de uma libélula gigante e data de 300 milhões de anos.

Isso faz com que os insetos sejam contemporâneos dos dinossauros. Já um outro estudo, publicado na Revista Science em que participaram mais de cem profissionais de diferentes nacionalidades, revela que os primeiros insetos que habitaram a Terra se originaram há mais tempo ainda. Cerca de 480 milhões de anos.

Mas foi apenas depois de 80 milhões de anos que desenvolveram sua habilidade de voar. Essa transformação “lhes deu a possibilidade de voar longas distâncias antes de qualquer outro animal”, explicou o diretor da Coleção Nacional Australiana de Insetos da CSIRO, David Yeates, em comunicado da organização.

canstockphoto1327136-300x229 Insetos são tão antigos quanto os dinossauros Curiosidades

As antigas libélulas desenvolveram asas que alcançaram uma extensão, de ponta a ponta, de cerca de 70 centímetros, além de fortes mandíbulas.

“Esta transformação, que ocorreu quando as plantas terrestres começaram a atingir altura, demonstrou a capacidade dos insetos de se adaptar rapidamente às mudanças ambientais”, explicou David Yeates.

Desta época pra cá, milhões de anos se passaram e várias espécies em outros grupos de seres vivos se extinguiram, um deles, os dinossauros. Mas os insetos sobreviveram à esta “crise na biodiversidade”, uma vez que conseguiram se adaptar às novas condições do ambiente, é o que comprova a pesquisa liderada pelo cientista Bernhard Misof

A reconstrução da árvore genealógica dos insetos foi feita através da análise das sequências de DNA de cerca de 140 exemplares e o estudo das relações entre os principais grupos, além da comparação de dados obtidos de fósseis, entre outros.

 

Com informações de UOL

Deixe seu comentário

16 - = 9