Insetos nossos de cada dia

Insetos nossos de cada dia

Quando você faz uma refeição fora de casa e encontra um inseto na sua comida, qual é a primeira reação? Parar de comer, gritar, reclamar, sentir nojo… varia de acordo com o seu grau de histerismo e aversão ao bichinho encontrado, certo? Pois bem! Você já ouviu falar nas cochonilhas?

cochonilha Insetos nossos de cada dia Curiosidades Papo de Praga

Se você consome produtos industrializados com sabor e cor de morango, não tenha dúvida: você já comeu (ou comerá um dia) uma cochonilha. Esse pequeno inseto cientificamente conhecido como Dactylopius coccus é um típico predador de plantas, sendo considerado no Brasil uma praga de jardins e lavouras. Ok, mas o que ele tem a ver com a sua comida? Muito.

Uma reportagem publicada no site da revista Superinteressante explica que as cochonilhas são trituradas para virarem corante. Por quê? Porque essa foi a alternativa encontrada para conter a praga que não para de se multiplicar – certas cochonilhas têm o corpo revestido por uma casca dura que protege do contato com os inseticidas. E a solução parece se mostrar eficiente, pois são necessários muitos bichinhos para colorir uma pequena quantidade de alimento. Uma bola de sorvete de morango, por exemplo, precisa de 40 cochonilhas para ficar naquela cor rosadinha que abre nosso apetite. Além dos morangos, é claro.

sorvete_morango_cochonilha Insetos nossos de cada dia Curiosidades Papo de Praga

Deixe seu comentário

- 1 = 1