Dragões de Daenerys dão nome a duas novas espécies de formigas

Dragões de Daenerys dão nome a duas novas espécies de formigas

Insetos estão equipados com músculos que lhes permitem suportar as suas cabeças de dimensões inusitadamente grandes

Os cientistas responsáveis pela descoberta de duas novas espécies de formigas do Papua-Nova Guiné consideraram-nas tão semelhantes aos dragões da popular série Guerra dos Tronos que lhes atribuíram os nomes das bestas cuspidoras de fogo. Os insetos, cuja coloração negra e creme explica a associação ao programa de televisão, chamam-se, por isso,Pheidole drogon e Pheidole viserion.

Captura-de-Tela-2016-09-06-às-14.05.12-300x203 Dragões de Daenerys dão nome a duas novas espécies de formigas Curiosidades Fotografia Notícias Pragas Captura-de-Tela-2016-09-06-às-14.05.29-300x179 Dragões de Daenerys dão nome a duas novas espécies de formigas Curiosidades Fotografia Notícias Pragas Captura-de-Tela-2016-09-06-às-14.05.47-300x186 Dragões de Daenerys dão nome a duas novas espécies de formigas Curiosidades Fotografia Notícias Pragas

Estas formigas-dragões têm parte do corpo coberto com farpas pontiagudas. Os músculos presentes nessas farpas e sob elas tornam estes insetos especiais.

“Os ‘espinhos’ nas costas não têm músculos como acontece com os dos ombros, por isso estes últimos podem ser importantes como mecanismos de apoio para as suas cabeças”, explica Eli Sarnat, investigador no Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa (no sul do Japão), no estudo publicado no Plos One citado pelo The Guardian.

Os músculos deverão ser assim não uma ferramenta de luta contra os eventuais predadores – como haviam pensado, inicialmente, os cientistas -, mas estruturas de suporte para as cabeças destes insetos, cujas dimensões são superiores às adequadas para um esqueleto de tão pequeno tamanho.

A maioria das populações de formigas Pheidole dividem-se em rainhas, operários e trabalhadores superiores musculados, também chamados de “soldados” e responsáveis pelas tarefas mais complexas.

São os soldados os insetos com maiores cabeças e mandíbulas – que usam para abrir sementes inacessíveis aos operários – e, por isso, têm os músculos mais desenvolvidos da espécie.

Fonte: http://www.dn.pt/sociedade/interior/dragoes-de-daenerys-targaryen-dao-nome-a-duas-novas-especies-de-formigas-5310641.html

Deixe seu comentário

+ 79 = 84