CONHEÇA OS VERDADEIROS SUPERPODERES DE UMA FORMIGA

CONHEÇA OS VERDADEIROS SUPERPODERES DE UMA FORMIGA

O sucesso da mais nova produção da Marvel, “Homem Formiga”, chamou a nossa atenção. Afinal, quais são os verdadeiros superpoderes que uma formiga poderia ter, quando levamos em consideração suas características biológicas?

Com informações de Mega Curioso

Lançado no último 16 de Julho, a nova produção da Marvel, que foi vítima de bastante especulação e dúvidas sobre seu sucesso. Da quinta-feira (16) à domingo (19), o longa rendeu às bilheterias americanas mais de 58 milhões de dólares e ocupou o primeiro lugar no primeiro fim de semana de exibições mesmo que o heroi não tenha o mesmo patamar de popularidade que outros personagens do estúdio.

Mas não estamos aqui para falar disso, e sim para explorar o que uma formiga tem que pode ser considerado um super poder para o heroi.

 

homemformiga_4-650x400-300x185 CONHEÇA OS VERDADEIROS SUPERPODERES DE UMA FORMIGA Curiosidades

OS SUPER PODERES DE UMA FORMIGA

Há mais de 100 milhões de anos, já existiam seres que, segundo estudos, são antepassados das formigas. Hoje, são mais de 18 mil espécies espalhadas por todos os cantos do planeta (exceto nos polos). No Brasil, existem cerca de 2 mil espécies descritas. No entanto, apenas 20 ou 30 são consideradas pragas.

Entre as espécies pré-históricas, existiu uma com cerca de 6,5 centímetros. Das contemporâneas, a maior delas tem aproximadamente 5 centímetros e é natural do continente africano.

O tamanho das formigas é uma característica que lhe beneficia bastante. Este poderia ser o principal superpoder das formigas. Elas podem acessar lugares que você jamais poderia imaginar, como a falha no rejunte dos azulejos da cozinha ou aquela fresta microscópica entre o interruptor e a parede.

Mas o tamanho reduzido não impede que as formigas desempenhem grandes tarefas. Elas são capazes de carregar objetos até 100 vezes mais pesados que o próprio corpo.

E ainda graças a seu pequeno tamanho, podem cair de alturas inacreditáveis sem sofrer um arranhão sequer. Mas não as julguemos pelo seu tamanho, afinal “é dentro dos menores frascos que estão os piores venenos”, e neste caso a frase que todos já ouvimos tem razão. Algumas formigas podem ter venenos mortais. A formiga tucandeira, presente em várias regiões da Amazônia, não é considerada praga urbana, mas é capaz de fazer uma pessoa desmaiar por causa das dores agonizantes de sua picada. A formiga consegue morder várias vezes por minuto e libera um cheiro para atrair outras.

Mas o segredo deste “inseto super-heroi” está na comunicação. Pois bem, as formigas utilizam-se muito de substâncias químicas para se comunicar com as outras. Através de feromônios, vão deixando rastros por onde passam, como se fossem avisos para outras de sua espécie.

Então, depois de todas estas características impressionantes você acha que as formigas, com todas as suas características pessoais e sua forma de organização em colônias, podem ser consideradas super-heroínas?

 

 

 

Deixe seu comentário

86 - = 78