Cientistas alertam para o aumento de piolhos mutantes

Cientistas alertam para o aumento de piolhos mutantes

Algumas pessoas ficam envergonhadas ao falar que já tiveram piolhos. Quase todo mundo já passou por esta situação. O piolho é um dos parasitas – nada agradáveis- mais comuns do mundo.

A pior notícia é que eles estão sofrendo uma espécie de mutação que os deixam mais resistentes aos tratamentos.

Cientistas da Universidade de Southern Illinois, Estados Unidos, recolheram 109 amostras de piolhos de 30 estados diferentes. Eles detectaram que 104 dos parasitas tinham algum tipo de mutação genéticaque os fazem mais resistentes aos tratamentos comuns.

piolho Cientistas alertam para o aumento de piolhos mutantes Curiosidades Dúvidas Pragas

A líder da pesquisa, Doutora Kyong Yoon, que estuda há 15 anos estes parasitas, disse que eles estão vencendo a guerra contra as loções e pente fino.

Dos 30 estados, cerca de 26 deles têm amostras de piolhos com três mutações diferentes que, para tratar, precisaria de intervenção médica. Nem todos os piolhos são 100% resistentes, mas com o tempo podem se tornar.

O grupo da doutora separou as mutações em 3 grupos: normais, parcialmente mutantes e mutantes.

piolho-2 Cientistas alertam para o aumento de piolhos mutantes Curiosidades Dúvidas Pragas

Como eles sofreram mutação?
Assim como aconteceu com as bactérias, que ficaram resistentes a antibióticos, o uso desnecessário das loções fez com que os piolhos ‘se acostumassem’ com a química. Eles sofreram modificações em seu DNA, para que as loções de tratamento não tivessem efeitos sobre eles.

A doutora recomenda que continuem utilizando os métodos tradicionais. Caso não haja solução, o ideal é buscar orientação médica de um pediatra ou dermatologista para eliminar o parasita.

 

Fonte: http://www.vix.com/pt/bbr/1689/cientistas-alertam-para-o-aumento-de-piolhos-mutantes-resistentes-a-tratamentos

Deixe seu comentário

37 + = 42