Borboletas só vivem por um dia? Descubra o que acontece com elas

Borboletas só vivem por um dia? Descubra o que acontece com elas

Na realidade, o tempo de vida de uma borboleta varia muito entre as espécies. E, como há cerca de 160 mil conhecidas no mundo, em média, pode-se dizer que as borboletas vivem de duas a quatro semanas no estágio adulto, depois que saem da pupa, ou casulo.

Espécie de mariposa só vive um dia

Porém, de acordo com os técnicos em lepidoptera (o grupo de insetos que inclui borboletas e mariposas) do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, há, de fato, algumas espécies de mariposa (não de borboleta) cujas fêmeas adultas vivem até menos do que 24 horas. Elas saem do casulo, copulam, põem seus ovos e morrem – tudo no espaço de um único dia.

O que acontece?

Qualquer borboleta adulta vive em torno de algumas semanas, variando de espécie para espécie. É o tempo suficiente para que estejam adultas e se reproduzam, o que garantirá o recomeço de todo o ciclo novamente.

De todas as espécies de borboletas existentes, a que tem um tempo mais longo de vida é a Danaus plexippus ou Borboleta Monarca (abaixo), cuja existência pode chegar até nove meses.

borboleta-imperial-flor-0816-1693x1133 Borboletas só vivem por um dia? Descubra o que acontece com elas Curiosidades Dúvidas Fotografia Mitos

Ainda assim, todavia, o tempo de vida das borboletas pode variar devido a fatores externos, como o local em que vivem e a ação de predadores naturais, como pássaros e outros animais como o homem e sua intervenção no meio ambiente.

 

Fonte: http://www.vix.com/pt/ciencia/536610/borboletas-so-vivem-por-um-dia-descubra-o-que-acontece-com-elas

Deixe seu comentário

2 + 7 =