As belas cores da Aranha-pavão

As belas cores da Aranha-pavão

Se você acha que todos os insetos são feios e possuem cores apagadas e sem graça é porque ainda não conhece a Aranha-pavão! A espécie de nome Maratus Volans foi descoberta no século 19 pelo zoólogo Octavius Pickard-Cambridge. Apesar de seu tamanho minúsculo (como podemos ver na foto abaixo) a Aranha-pavão é portadora de belíssimas cores que justificam o nome emprestado da ave de cauda colorida.

aranha_pavao_dedo As belas cores da Aranha-pavão Curiosidades Fotografia

Os insetos adultos da espécie crescem, no máximo, 5 milímetros.

Para os seres humanos as cores dessa aranha lembram uma fisionomia sorridente, remetendo ao símbolo ‘smile’ muito usado em emoticons na internet. Para as aranhas fêmeas, esse desenho é fator de conquista para o acasalamento.

Funciona assim: quando o macho sente a presença da fêmea ele dá início ao ritual de acasalamento levantando as patas e mostrando o estômago, que é onde fica a parte colorida de seu corpo. A posição aparentemente ameaçadora é fundamental para que a fêmea estude cuidadosamente as cores, vibrações e movimentos do macho para se certificar de que ele é saudável e pertence à espécie correta. Após a cópula o macho repete a “dança” com quantas fêmeas encontrar, já que essa espécie do inseto pode ter diversos parceiros ao mesmo tempo.

aranha_pavao As belas cores da Aranha-pavão Curiosidades Fotografia

Estima-se que existam 20 espécies da Aranha-pavão vivendo na Austrália, mas como elas são raras e difíceis de encontrar apenas oito foram catalogadas até hoje.

Com informações do portal de notícias Terra

Deixe seu comentário

89 + = 92