As Abelhas São Mais Ativas nas Cidades

As Abelhas São Mais Ativas nas Cidades

As abelhas, entre outros polinizadores, são vitais para a manutenção de ecossistema e economia funcionas. Entre as cem principais culturas que fornecem 90 por cento dos alimentos em todo o mundo, 70 são polinizadas por esses insetos. Enquanto os cientistas descobriram anteriormente que a fumaça do óleo diesel evitava que as abelhas localizassem as flores em áreas urbanas, um novo estudo realizado por pesquisadores da Alemanha mostra que as abelhas tendem a ser mais ativas em vilas e cidades do que nas áreas agrícolas.

A motivação dos cientistas por trás desta pesquisa foi descobrir se existe uma relação entre a mudança no uso do solo provocada pela agricultura e pela urbanização e a polinização de plantas silvestres realizada pelas abelhas. Para examinar isso, a equipe colocou plantas cultivadas em estufas em nove localidades ao redor Halle, cidade localizada no centro-oeste da Alemanha. Antes de a pesquisa ser realizada, as plantas não tiveram contato com o ambiente externo e, portanto, com polinizadores.

Os locais de estudo foram em instalações do centro da cidade, bem como em terras rurais nos arredores de Halle. Os pesquisadores passaram cerca de 32 dias em observação em todos os locais para monitorar cuidadosamente quais polinizadores visitaram as plantas durante o seu período de floração e com que frequência o fizeram. O resultado da análise mostrou que as flores foram visitadas nos locais urbanos por um maior número de polinizadores e com maior frequência.

thumb_72245_article_normal-300x199 As Abelhas São Mais Ativas nas Cidades Curiosidades Notícias

Flores plantadas em um parque, Halle, Alemanha
Hallenser/Flickr

De acordo com a observação, as abelhas eram o grupo de polinizadores mais abundante visitando as flores experimentais. A equipe também capturou algumas das abelhas durante o estudo e examinou-as em busca de dois parasitas – Crithidia bombi e Nosema Bombi – que afetam principalmente o aparelho digestivo, a reprodução e a busca por alimentos das abelhas, além de reduzir sua expectativa de vida.

Embora muitos possam pensar que o campo ofereceria um melhor habitat para as abelhas, a atividade agrícola, na verdade, impede que estes insetos realizem a polinização devido ao uso extensivo de pesticidas. Por outro lado, a área urbana atrai abelhas e outros polinizadores com os numerosos jardins, parques e beiras de estradas plantadas com várias flores cultivadas – uma prática amigável aos polinizadores que deve continuar.

Fonte: Eatglobe

Deixe seu comentário

93 - 87 =