5 verdades sobre o sono das formigas, um dos maiores mistérios do mundo animal

5 verdades sobre o sono das formigas, um dos maiores mistérios do mundo animal

Formigas dormem, sim, tirando sempre pequenos cochilos. Na verdade, as rainhas até sonham, enquanto as operárias são forçadas a ficar tirando sestas em turnos, mantendo sempre 80% da força de trabalho acordada. Um estudo sobre os hábitos de sono das formigas revelou que as rainhas da espécie Solenopsis invicta (conhecida como formiga de fogo) dormem sonos relativamente longos e profundos, que somam uma média de nove horas todos os dias.

Curiosidades sobre o sono das formigas

1. Privilégio de casta
Segundo reportagem da BBC, as formigas operárias tiram cerca de 250 “cochilos” por dia, enquanto uma rainha tira 90. No entanto, o sono de uma formiga operária dura em média 1 minuto e da rainha, 6 minutos. Por isso, é comum que uma formiga rainha passe mais de 9 horas dormindo por dia, enquanto uma operária durma menos de 5.

2. Sono da longevidade
As rainhas da espécie de fogo dormem sonos relativamente longos e profundos, que somam uma média de nove horas todos os dias. Por outro lado, as operárias dormem apenas metade desse tempo, tirando centenas de cochilos de curta duração. Este “cronograma” de descanso pode ajudar a explicar porque rainhas vivem durante tantos anos, enquanto as operárias normalmente só vivem por alguns meses.

formigas-rainha-operarias-0916-1400x933 5 verdades sobre o sono das formigas, um dos maiores mistérios do mundo animal Curiosidades Dúvidas Mitos Pragas

As rainhas podem viver seis anos antes de morrer de velhice, já as operárias vivem de seis meses a um ano. Porém, existem rainhas de outras espécies de formigas podem viver até mais, atingindo até 45 anos.

3. Proteção ao formigueiro
A escala de sono também garante que suficientes formigas operárias estejam acordados a qualquer momento para proteger e servir a colônia.

 4. Luminosidade desprezada
Porque as formigas de fogo geralmente vivem no subsolo, os pesquisadores esperavam que os seus padrões de sono não seriam determinado por ciclos de luz e escuridão. E isso é o que eles encontraram.

5. Escala estratégica
O grande número de sestas curtas das operárias significa que o ninho nunca estará desprotegido. Há sempre um trabalhador disponível quando for necessário. As rainhas, no entanto, sincronizam suas sestas, cochilando todas juntas.

 

Fonte: http://www.vix.com/pt/ciencia/536952/5-verdades-sobre-o-sono-das-formigas-um-dos-maiores-misterios-do-mundo-animal

Deixe seu comentário

94 - 84 =