Roedores

São estes os grandes responsáveis por diversos prejuízos à saúde e à economia, contaminando alimentos e ocasionando, inclusive, incêndios ao roerem o isolamento de fios elétricos.

A transmissão de microrganismos patogênicos ocorre por meio do contato direto ou indireto do homem com o animal. Estima-se cerca de 40 tipos de doenças transmitidas pelos roedores.

Doenças Ocasionadas
>
 Leptospirose
> Hantavirose
> Sarna

As 3 espécies de importância no ambiente domiciliar são:

dedetizacao-rato-3-150x150

Rattus norvegicus

Nome comum:
Ratazana ou rato de esgoto.

Biologia:

É a maior espécie de ratos urbanos. É forte e agressiva e o macho adulto chega a pesar até 500g. Sua vida em liberdade pode chegar a 2 anos. Estabelece territórios grandes (cerca de 50m de raio), que defende ferozmente contra invasões de outras ratazanas que não pertençam à sua família. Tem hábitos noturnos. Ratazanas vistas à luz do dia podem ser indicativo de altíssimas infestações.

Do que se alimentam:

Ingerem qualquer tipo de alimento, demonstram preferência por grãos de cereais integrais, mas podem ser atraídos por diferentes tipos de alimentos.

Onde vivem:

Escavam tocas e túneis e habitam, nas cidades, preferencialmente, as redes públicas de esgoto ou outras galerias subterrâneas. Raramente habitam o interior das residências, onde só entram para obter alimentos.


dedetizacao-rato-5-150x150

Rattus rattus

Nome comum:
Rato preto ou rato de telhado.

Biologia:

Nem sempre é preto. Sua pelagem pode ser mais clara, tendendo ao grafite, ao cinza ou até mesmo ao marrom escuro. Forte e ágil, o macho adulto chega a pesar cerca de 200g. Sua vida dura em torno de 1,5 anos e é bastante prolífero (cerca de 8 ninhadas por ano). Tem nos gatos e nas ratazanas seus maiores inimigos.

Do que se alimentam:

Possuem hábitos noturnos, descem ao solo em busca de alimento, água e acasalamento.

Onde vivem:

Não gostam de escavar tocas e túneis. Têm preferência por habitar locais longe do solo, fazendo seus ninhos nas estruturas de sustentação dos telhados e nos forros das residências. Buscam espaço junto às estruturas, paredes, traves e vigas dos telhados.


 dedetizacao-rato-1-150x150

Mus musculus

Nome comum:
Camundongo.

Biologia:

Está entre os menores roedores do planeta – o macho adulto pesa cerca de 15g. Cosmopolita, representa a espécie de roedor que mais se aproximou e vive em estreito contato com o ser humano. Animal agitado, quase não pára em suas andanças e percorre seu território várias vezes por noite em busca de alimento e para acasalar. O macho procura formar um harém com várias fêmeas e suas proles são numerosas. Vive cerca de 12 meses..

Do que se alimentam:

Ingerem qualquer tipo de alimento, mas demonstra clara preferência por grãos integrais de cereais.

Onde vivem:

Não escavam tocas ou túneis, fazem seus ninhos em gavetas, no interior de Armários ou em qualquer desvão que o proteja adequadamente.